Retrato falado.

Eu sei cada detalhe seu. Cada linha, cada curva, como ninguém.
Conheço todos os seus sorrisos e olhares:
Conheço o olhar de medo, em que franze o cenho e surgem três marcas de expressão suaves em sua testa;
Conheço o olhar de felicidade, em que seus olhos se contraem formando pequenas preguinhas nos cantos;
Conheço o olhar apaixonado, em que as sombrancelhas erguem-se levemente e as retinas cintilam;
Tem também o olhar de tristeza, sempre acompanhado de olheiras e pálpebras baixas;
Conheço seu sorriso de mentirinha, que se abre um pouco menos da metade da linha retilínea;
Conheço seu sorriso sincero, que se escancara fazendo as bochechas relutarem para caber na face;
Conheço o seu sorriso de disfarce, que é quando seus olhos não sorriem junto – eu conheço bem esse sorriso “que eu já nem preciso…”
Eu sei quando está nervoso ou ansioso, fala com pressa e ri em demasia.
Sei quando está bravo, fala pouco e usa poucas sílabas.
Sei quando está triste, não fala nada e o silêncio tem cheiro de lágrima.
Eu sei quando está magoado, fala pelo avesso das palavras.
Eu sei quando está com raiva, corre para longe de todos e pra dentro de si.
Sei também quando está feliz, irradia pelos poros, todo o seu ser diz.
Eu sei quando está decepcionado, seu olhar foge, se perde, se cala – eu sei, mas não queria. E quando isso acontece você se fere e se disfarça, para que ninguém nunca saiba, mas eu sei.
Sei também que é capaz de abrir mão do que mais quer, por orgulho. Sei que constrói muros ao seu redor não por medo, mas por que deseja que tenham a audácia de atravessá-los. Eu sei, sei que quer que reconheçam seu valor, que façam por merecê-lo. E que muitas vezes deixei de fazê-lo.
Sei que às vezes teus próprios muros se fazem cativeiro. Eu sei, sei que sua dor e suas lágrimas estarão sempre ocultas, no travesseiro ou na água do chuveiro.
Você talvez nunca saiba o quanto eu sei cada pequena coisa, e o quanto cada pequena coisa te remete. E mesmo errando tanto, eu talvez seja sempre quem mais acerte.

…………………………………………………………………………………………………………………………………

Texto xucro, sem pedigree, sem pé nem cabeça, sem rima, sem rumo. Ideias rústicas que surgem em desordem, palavras silvestres, indomáveis. Enfim, diamante bruto.

.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Retrato falado.

  1. Um belo diamante bruto, por sinal! Me remeteu a minha própria vida, porque eu também sei… Conheço de frente e verso e tenho um reflexo diário, do meu lado, me chamando de mãe.

    Bjs. carinhosos

  2. Werther disse:

    Lindo Aline. Você é muito talentosa amiga, não conhecia esse seu lado. Parabéns pelo texto… me identifiquei muito com ele tbm… beijos

Deixe um comentário

